sábado, 13 de novembro de 2010

Pré. Pré? Adolescência.

Escolhi um tema para esse post que está um pouquinho distante para a Sofia - a fase da pré adolescência - 8 anos aos 14 anos: QUE FASE.
Convivo diariamente com uma pré adolescente em casa, de 12 anos e meu mau humor dá uma certa elevada quando presencio certo tipo de atitudes, ao meu ver, muitas delas super normais pela idade, mas outras, completamente desnecessárias que muito me preocupam.
Exatamente assim - eles são rebeldes sem causa, ok, eu também já fui uma. Acham que são dono do mundo, não sabem a hora de párar, querem sempre as coisas a tempo e a hora, o quarto geralmente é uma zoninha e por aí vai.
Mas também, que fase a deles não? Quando é a hora de párar de ser criança ( ê tempo bom) para se tornar um projetinho de adulto? Quando é a hora de nós, digo nós porque agora sou uma mamãe, colocármos aquele freio e dizer: ''Peraí, vc cresceu!'', ou será que para mamães os filhotes nunca crescem?
Bem, vou tentar aplicar algumas normas a minha Sofia, eu realmente discordo de certas atitudes da minha mãe quanto a Ingrid e vice-versa, que não quero repetí-las. A minha mãe, é mamãe em tempo integral; vive o dia-a-dia total da minha irmã pré - é escola, uniforme, alimentação, medo de dormir no quarto, malcriação, notas, rebeldia, bagunça...
Vai chegar a minha vez, não é mesmo? Uma coisa é certa: Vou imitar a minha mãe na transparência que sempre teve conosco e na dedicação.
Como já disse em alguns outros posts, sou virginiana, rotina, métodos, mesmo que na maioria das vezes - falhos, fazem parte de mim. Fico fazendo uma lista diariamente na minha cabeça, de como vou fazer com a Sofia, como vou educá-la, em que método de ensino ela vai se adaptar melhor, como farei na vez dela de simplesmente tapar os ouvidos, fazer bagunça no quarto e me chamar de ''chata''; por mais que me doa, esse dia vai chegar.
Lembro com carinho da minha pré-adolescência, não dei trabalho podemos dizer assim. Chupava dedo ainda, pensava em dar um beijinhos, mas eu adorava as minhas barbies, diga-se de passagem, amo até hoje aquelas bonequitas! Eu me virava, acordava, tinha as minhas responsas, bemmmm diferente da minha irmã Ingrid e assim, eu quero a Sofia; quero uma pré que seja pré mesmo, mas que seja sincera comigo, respeite minhas regras e amadureça no seu tempo, sem pular etapas.
É, agora entendo que realmente os pais quando recebem um bebêzinho, não recebem junto um manual de criação, imagina só, saíndo da maternidade, além de levar seu baby, vc levasse junto um kit educação?! Seria bom demais, perfeito, mas educar é algo difícil, apesar de( perdi a concentração, com a pré daqui de casa cantando Restart - aqueles emos esquisitos)...
Bem, retomando, eu dizia que educar é difícil, exige realmente demais dos pais, pois ainda que um filho saia de dentro da barriguinha da mamãe aqui, é um ser a parte, com pensamentos próprios, ideais, personalidade e um mundo inteiro pela frente.
A minha jornada só está começando...ainda assim, ser mãe, é tudo de bom!

Beijos!

2 comentários:

  1. Aí, já providenciou um encantadora de bebês?? Acho que esses livrinhos são Mara! Fico aqui na televisão vendo tbm aquelas babás do canal a cabo, sabe...acho que os métodos, muitos deles, talvez não todos são super válidos. E os métodos são aqueles, neh...adestramento (repetitivos) e convencimento!!! Acho legal dar uma olhada! Bjos
    p.s: leio os teus post com a tua voz. Dá tranquilo para ver vc falando através deles.
    p.s: tua barriga tá perfeita. :)

    ResponderExcluir
  2. É mesmo muito difícil educar alguém, afinal, ela tem contato com vários outros exemplos como a escola, o tio, um primo, coleguinha... que não podemos evitar. Acho que o mair importante é contruir um caráter e valores para que nossas filhas tenham capacidade de decidir o que será melhor para elas!


    Mas, ainda falta tanto tempo né! hehe Temos que aproveitar enquanto ainda tudo são flores, beijinhos, abraços e nada de "eu odeio vocÊ!" !

    Beijo!!!

    ResponderExcluir