quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Uma descoberta triste.

Tinha um bom tempo que eu havia percebido que a minha audição do ouvido esquerdo estava diferente, pois eu sou canhota e sempre utilizei bem mais o ouvido esquerdo principalmente para usar o telefone.
Me lembro um dia do ano de 2009, que cheguei até o meu otorrino, com uma suposta crise de labirintite, umas tonteiras e lembro que já estava sentindo essa obstrução do canal auditivo esquerdo.
Desde criança precisei fazer com uma certa frequência limpeza devido ao acúmulo de cera, aquele procedimentozinho que alivia na hora; o otorrino injeta uma boa quantidade de água, que bate lá na paredinha e vêm trazendo a cera toda, desentupindo e sinceramente, achei que esse era o caso, mas eu estava errada.
Esse ano procurei um outro otorrino, fiz uma limpeza e nada, meu ouvido esquerdo continuou comprometido, comecei a perceber uma certa dificuldade de escutar, a fala um pouco mais elevada, o celular só na ouvido direito, ipod idem, enfim...sintomas de uma possível surdez.
Depois dessa limpeza, fui até o meu otorrino mesmo, aquele que me acompanha desde mais novinha e ele pediu uma audiometria e timpanometria, resultado? Os graus de comprometimento do canal auditivo são: Leve, moderado, acentuado e severo, o meu deu SEVERO.Pois é, a própria médica que realizou os exames se assustou, dizendo que era estranho aos 24 anos, eu ter perdido praticamente a audição completa de um ouvido, sem mais, nem menos.
Hoje, levei o resultado ao meu otorrino e veio a descoberta - Realmente meu ouvido esquerdo está praticamente no total comprometido e a causa? Ele explicou a respeito de medicamentos ao longo do tempo, do tipo, antibióticos que facilitam esse dano ao canal, lugares muito barulhentos em excesso...e disse que o quadro é irreversível, que eu devo cuidar bem do ouvido direito, pois no futuro quando eu sentir a necessidade de igualar a audição dos dois, eu devo usar um aparelhinho daqueles de surdez.
É. Não sei nem o que dizer, não é uma descoberta agradável, mas vou procurar uma segunda opinião, LÓGICO, apesar de confiar muito nele, acho válido, pois ouvi aos 24 anos que perdi a audição de um dos meus ouvidos e sem uma explicação plausível, pelo menos ao meu ver.
Ele havia cogitado a possibilidade de uma das causas ser uma doença que se acentua durante a gravidez, mas pelo resultado do gráfico da audiometria, ele constatou que a perda não foi por sinusite, gripe, muito menos pela gravidez e isso me deixou mais ainda sem resposta.
Descemos do médico, minha mãe encostou no ponto do ônibus e as lágrimas desceram. Acho que nesse momento ela se perguntou tantas coisas, pensou em tantas coisas, que a fizeram chorar. E eu pensei: Eu teria a mesma reação. Eu nunca tive histórico de otite, inflamação de ouvido, nada versus nada. Meu pai também, está chateado e ainda que seja esse o resultado definitivo, precisamos saber a causa.
Nunca mais vou esquecer a fala da minha mãe, ainda mais agora que me tornei uma: '' Te entreguei perfeita quando você completou a maioridade. Todos os seus exames, você nunca teve nada!!!'' E aí a gente como mãe sempre vai se questionar: '' Aonde eu falhei???''

4 comentários:

  1. Aii jú, força ai!
    Procura mesmo uma segunda opinião flor e tenta ficar bem, lembra que vc é porto seguro da sua Sofia!
    Estou rezando por vc, e não sei muito o que dizer em um momento complicado desse!
    Qualquer coisa só me chamar!
    Bjoos e fica com Deus....

    ResponderExcluir
  2. Poxa vida. Que coisa chata descobrir isso, e aconteceu tão inesperadamente. Acho que isso é o pior!
    =/
    Enfim... o ideal seria prourar uma segunda opção sim, mas pelo visto é só para confirmar, ou para a pessoa te dar uma justificativa né?

    Ah, acho que deve tentar não ficar se remoendo com isso. É algo que nenhuma de vocês poderia evitar, e aconteceu!

    Beijo, boa sorte! E força!

    ResponderExcluir
  3. Oi, JU!! Jã faz um tempo que sigo seu blog e adoro!!!!!!Me chamo Maria Paula e casei a pouco tempo e jã somho em ser mae..acho que sempre sonhei na verdade..afinal adoro crianças, tanto que sou professora de Ed Infantil! Hj resolvi te escreve ao ler essa desagradavel noticia, pq tb tive uma..minha mãe teve seu quadro de hepatice C piorado...e foi por conta do tratamento errado que o medico lhe receitou...isso mesmo um medico conceituado errou...então como acredito que nada acontece por acaso:procure sim uma segunda opinião!bjs e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá,tudo bem? Olha, acho que você deveria pensar um pouco sobre essa reação que você está tendo, afinal não é o fim do mundo... Tenho vários amigos que não escutam nada em um ouvido, mas que levam uma vida normal!!
    Vou lhe contar uma coisa: tenho uma filha de um ano e dez meses, e descobrimos que ela tem surdez profunda em um ouvido e severa em outro, não escuta quase nada e não fala... Terá que fazer um implante coclear mais fonoterapia e uso de aparelho no outro ouvido... A luta será grande, mas temos fé em Deus que tudo vai dar certo...
    Você deveria se conformar mais e agradecer a Deus que está tendo apenas um contratempo, porque não existe nada pior do que vermos o nosso filho e imaginarmos toda a dificuldade que ele irá passar, e não podermos simplesmente eliminar isso da vida dele...

    ResponderExcluir