sábado, 15 de janeiro de 2011

Diário final de uma gravidez SURPRISE!

''Faltam apenas três dias dos 9 meses que passamos juntas, filha. Juntas mesmo, você dentro de mim e eu dentro de você. Respirando o mesmo ar, desfrutando das mesmas sensações, dos mesmos sonhos, desejos e sentimentos. Juntas eu e você, você e eu, descobrimos o real sentido da vida - o de gerar e ser gerada dentro de outro ser humano.
Antes mesmo de olhar para o seu rostinho, seus traços, antes de saber a sua personalidade, você já me fez entender o real significado do seu nome: SABEDORIA. A minha sabedoria, a minha fonte de inspiração para os meus sonhos futuros. Antes mesmo de saber se você é cabeluda, loirinha, moreninha, olhos claros ou não, bumbum branquicelo, antes mesmo de ouvir seu chorinho, sua voz, de nossos olhares de encontrarem, você me ensinou o que é sentir o verdadeiro amor divino.
Sofia filha, só tenho a agradecer por você ter me escolhido. Da onde você veio, você me escolheu para ser sua fiél escudeira, a sua melhor amiga, a sua educadora, você me escolheu para viver mais uma vida.
Obrigada Sofia, para sempre, por toda a minha vida, por toda a minha existência eu te amarei incondicionalmente. Obrigada filha.''

É um relato que quero deixar aqui registrado para que a minha florzinha possa ler quando ficar maiorzinha. Como não sei a que momento Sofia vai chegar, estou escrevendo como se fôsse o último post, afinal, tudo pode acontecer! oBa ; )
Toda futura mamãe tem uma super curiosidade do que é a tal viagem da gravidez, de como deve ser sentir um bebê dentro de você, sentir os pontapés, as sensações incríveis e inesplicáveis, a maratona de exames, o excesso de cuidado, o excesso de atenção e como deve ser depois do nascimento - essa ainda me encontro incluída rs!
Por isso resolvi deixar aqui, ou tentar pelo menos descrever toda a minha viagem nesses 9 meses, com relação a sintomas, sentimentos, alimentação, exames, enfim, um pouquinho do que já posso falar. Então vamos lá...

Sintomas:

Inicialmente o primeiro sintoma que me fez pensar na possibilidade de estar grávida, foi o escurecimento dos mamilos, não que eles tenham ficado totalmente escuros de uma hora para a outra, mas pude notar que a coloração dos meus mamilos e tamanho dos seios havia dado uma mudançazinha notória!
Em segundo lugar, o mais comum - o atraso da vermelhinha! Confesso que estava meio relaxada nesse quesito e realmente só fui dar conta do atraso 1 mês depois, tanto que quando descobri a Sofia, eu já estava com 8 semanas de gestação - aproximadamente 2 meses.
Ok. Veio a confirmação e os meu principal sintoma inicial foi a INSONIA - com certeza mais emocional do que outra coisa, eu praticamente fiquei 2 meses sem conseguir dormir uma noite completa, mas afirmo que no meu caso, essa INSONIA foi resultado de uma gravidez inesperada e outros detalhes que já contei aqui no blog, ou seja, uma INSONIA EMOCIONAL mesmo.
Não tive enjoos horríveis, nem sono exagerado, muito menos vômito - Não vomitei UMA vez sequer durante a gravidez. A azia apareceu sim, mas muito branda e por volta dos segundo trimestre da gestação. Não tive inchaços, tirando agora no finalzinho, um leve inchaço nos pés e mãos que o calor contribui, é claro.
Lá por volta do segundo trimestre, lá perto do finalzinho do sexto mês, quando a barriga começou a aparecer MESMO, tive umas tonteiras e um certo desequilíbrio para andar, geralmente na rua. Tudo se deve ao fato de ter um peso que eu não tinha, o centro da gravidade no corpo muda, então fiquei meio 'joão bobo', meio sem equilíbrio para andar, mas nada que um braço amigo, geralmente o da minha mãe, não resolvesse - ela que o diga rs!
Agora no terceiro trimestre, costumam dizer que o sono dá uma alterada, pois devido a barriguda você acaba ficando sem posição para dormir e comigo isso não foi regra, tiro vários cochilos e durante a noite durmo bem. A diferença do meu sono de antes, para o de agora é que eu NUNCA acordava para fazer xixi e isso começou a acontecer de forma constante, nessa última semana levanto de 2 em 2 horas e é claro, as posições, a melhor que encontrei é deitada de lado, de barriga para cima é impossível de respirar!
E por último, o sintoma que mais se fez presente, principalmente agora no final, foi o calor, não só pelo verão mesmo, mas pela gestação, eu sinto bastante calor, principalmente na hora de dormir.
Os sintomas foram praticamente esses, nenhuma reclamação GRAVE de sintomas durante a gestação.

Alimentação e exercícios físicos:

A alimentação é primordial durante toda a gestação, disso todas nós sabemos. Algumas mamães sofrem, pois enjoam tanto que a alimentação acaba sendo comprometida. No meu caso não, durante toda a gravidez me alimentei bem, não tive desejo louco, muito menos meu paladar ficou apurado para besteiras, pelo contrário, senti muita fome de comidinha.
Arroz, feijão, sucos, legumes fizeram parte da minha dieta praticamente durante toda a gravidez. Pelo segundo trimestre comecei a ingerir mais água, coisa que confesso que não fazia muito! BEBER ÁGUA É TUDO. Até hoje, acho que não bebo o tanto que deveria, mas pelo menos bebo mais do que devia.
Não fiz o consumo de bebida alcóolica, a não ser um copinho no máximo, raríssimas foram as vezes, um copinho de cerveja para não ''águar'', mas foram raras as vezes MESMO. Eu mesma quando olhava um chopp super geladinho, ainda mais nesse calor, me condenava rs. Minha mãe principalmente no primeiro trimestre da gestação mandou ver nos sucos verdes, laranja com talo de couve, beterraba, maçã, pepino, enfim, tudo era motivo para virar um suquinho bem geladinho!
Agora no finalzinho confesso que apertei o botãozinho do ''ah, vou comer'', primeiro pela ansiedade, segundo pela fome que dá e terceiro pelo fato de ter engordado de forma sadia - engordei 13 kgs durante toda a gravidez. Não controlei, apenas não usei aquele ditadozinho que quando se engravida, devemos comer por dois - MENTIRA. Eu comi bem, mas eu comi normal, nada diferente de antes.
Fiz hidro por uns 2 meses e indico! É uma delícia fazer exercícios na água, as dores diminuem, é uma boa mesmo! Só foi um pouco desestimulante pelo fato de hidro ser mais voltado para idosos, não que eu não gostasse da companhia das minhas amigas de 90 anos - diga-se de passagem, SUPER saradas, com tudo em cima rs! Mas fez falta alguém para conversar, trocar uma idéia, falar de bebês, enfim, eu era a única grávida da turma.
Fora a hidro, ANDEI como NUNCA nesses 9 meses! Tudo que fiz, fiz a pé, viação canelas, nunca fiz tantas vezes em tantas horas o mesmo trajeto, minha mãe e Ingrid a tira colo. Andei bem, pra lá e pra cá, de dia, de noite, sol, chuva, entre um passinho e outro, uma paradinha, uma água de côco, uma pipoquinha, mas andei BEM e isso ajudou também acredito, para não sentir dores absurdas principalmente agora no final.
Quanto as alterações no meu corpo até os 8 meses de gestação nada de diferente havia aparecido, a não ser umas celulitezinhas a mais, uma certa flacidez, até que as agradáveis estrias deram o ar da graça - após os 8 meses, CERTINHO. Fiz uso de óleos, cremes, mas não fiquei fissurada nisso, usava normalmente, sem neura e as estrias vermelhas apareceram algumas ao lado da barriga quase que para o bumbum e na parte inferior dos seios. Pude notar também, alguns vasinhos na perna mais ressaltados, acredito eu, pelo peso.
Pude perceber também que as machas se acentuam na gestação, do tipo, se você utiliza gilete e não a cera, como eu faço uso de gilete nas axilas, percebi um certo escurecimento, as poucas espinhas que tive, ficaram marcadinhas por mais tempo, coisas do tipo, portanto fica um conselho de quem começou tarde, mas começou - DEPILAÇÃO, é TUDO DE BOM. Evita machas e a sensação de limpeza é TUDO.

Sentimentos e sensações:

Estou pensando em como começar esse tema rs, de tão difícil que é. Vou começar falando da Juliana, 24 anos, gravidez surpresa - a minha vida MUDOU COMPLETAMENTE. Com toda a sinceridade do mundo, não senti falta da vida que eu levava antes, de noite, festas, essas coisas normais na minha idade, de verdade e de coração!
Senti falta sim, de estar formada, senti falta daquela rotina de tomar banho, ir para a faculdade, de estudar, acho que senti falta de me sentir útil - complexo? Talvez. Tive que me acostumar a diversas transformações em 9 meses, me adaptar a uma nova vida, a um novo amor, a uma nova Juliana, tive que aprender a encarar pessoas e situações diversas.Senti falta dessa rotina, mas do fundo do meu coração, não senti SAUDADE do que já vivi e não julgo ou repreendo quem tenha sentido, é mais normal.
Sentimento quanto as mudanças no meu corpo, acho que encarei bem, vira e mexe deu uma saudadinha do cabelo grandão, da maquiagem, daquela rotina de estar sempre bem arrumada, mas nada demais, me senti super bem grávida, me senti bonita e com tudo em cima rs! Acho que o externo contribuí para isso também, quando falo externo - família, amigos, marido, enfim, é uma bolhazinha onde todos fazem parte desse momento.
As melhores sensações são realmente quando a barriga já está maior, quando você sente de fato um chute na costela, quando sente que está grávida de VERDADE, quando coloca seu biquini e vê aquela barriga enorme desfilando por aí. É um misto incrível e indescritível de sentimentos e sensações.
Ansiedade foi presente em toda a minha gravidez, por questões externas, me aborreci mais do que eu deveria, tive dias muito difíceis, muito MESMO, mas recebi a força que precisava para seguir a diante. Fica impossível descrever os sentimentos de uma mãe ao mesmo tempo, futura mãe, com um super baby dentro da barriga!
O melhor dos meus sentimentos (antes do nascimento dela, é claro.) foi essa tal força e maturidade que recebi para passar por cima das pedrinhas que encontrei nessa caminhada. Aprendi a ser mais paciente, a entender o que é controle, aprendi a dar mais do que receber, a perdoar e estou aprendendo a ser adulta, madura, todos os dias. Aprendi que amigos são poucos, que família é TUDO e que superação mais cedo ou mais tarde, quando você se determina a isso, acontece.
Bem, ficaria até amanhã contando sobre a minha viagem de 9 meses, que é MUITA para ser resumida em tão poucas linhas. Mas fica aqui um relato de uma mamãe, à espera da sua DOCE SABEDORIA, hoje, a Juliana, 24 anos, botafoguense, que ama animais, música e fotografias, é MÃE ou pelo menos está prestes a desfrutar dessa nova viagem que é o bebê fora da barriguda.
Um super beijo!

12 comentários:

  1. Ju, tenho que confessar que muitas coisas que vc escreve parece que sou quem escreveu.
    Inúmeras coisas eu não contei e "nem vou contar no blog"...quem sabe um dia, possamos conversar e eu com certeza te contaria todas as coisas que trouxeram a Ana Clara para a minha vida.
    Eu senti muita tontura quando grávida, acho que é porque eu estava no calorzão nos primeiros meses.Senti muito enjoôs...mas nunca vomitei tb rs!

    Eu tb não ligava para as mudanças no corpo quando eu estava grávida, comecei a me sentir mal quando a Clarinha fez uns 2 meses e ela já não mamava mais no peito. Meus seios (que já não eram lá aquelas coisas) murcharam bastante, tenho estrias (poucas que não encomodam muito), meu quadril não voltou ao normal...Mas eu engordei 17kgs, não abusei TOTALMENTE "dei umas deslizadas" no fim da gestação.Dos 17kgs que eu engordei, até agora só emagreci 12kgs, portanto, estou bem gordinha perto doq era antes!(engravidei com uns 3kgs acima do meu peso habitual hehehe).Isso me dói agora, com a Clarinha grandinha isso me entristece SIM!Lógico que eu não trocaria minha filha por um corpo bonito, mas não é fácil para nenhuma mulher ter que conviver com kgs a mais!

    A gestação muda tanto a gente, os filhos mudam TUDO!Eu sou extremamente apaixonada pela minha filha, mas mesmo a gestação mais planejada do mundo trará coisas que nós meros humanos não saberemos lidar.É muita coisa...tanta coisa diferente, tantos sentimentos estranhos!
    Vc vai passar por tudo o que eu estou falando, os primeiros meses do bebê, as noites mal dormidas, os desentendimentos com o pessoal (pq vc qr fazer as coisas do seu jeito, mas eles n deixam rs e vc acaba fazendo do jeito deles p/ n arranjar dor de cabeça), inseguranças, medos (vc vai ficar horas olhando o peitinho da Sofia subir e descer, só para ter certeza que ela está respirando), vc vai chorar diante do choro inconsolável dela, brigar com o pai dela pq ele não vem quando vc chama para ajudar a dar banho kkkkk e tudo isso, todas essas coisas simplesmente são esquecidas no momento em que vc olhar para os olhinhos da sua menina e sentir o maior amor que Deus podia ter te enviado.

    Fica com Deus, tenha uma boa hora e nos traga notícias assim que puder!

    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Juliana, que Deus esteja com vcs na hora do parto!!!Muita luz e que essa menina linda venha em paz para encher seu mundo de cor e alegrias!!!!!!!!!Adoro seu blog!!!!!
    bjs
    Maaria Paula

    ResponderExcluir
  3. Fá, vou te responder por aqui, pois não sei se vc quer entrar em detalhes no seu blog.
    Com certeza podemos conversar! Pena que moramos em cidades diferentes, mas para isso serve essa ferramentazinha básica aqui rs.
    Você segue o blog de uma das dindas da Sofia, a Joana, omundodejoana.blogspot.com, sobre emagrecimento, essas coisas...Eu imagino que realmente tudo mude completamente, por enquanto estou sentindo as mudanças com ela aqui dentro, mas ela vai sair, né? rs...
    E somos mulheres, temos a nossa vaidade, nosso corpo, enfim, a vontade de se sentir bem, desejada, e sei que até a gente conseguir conciliar TUDO isso e mais, ser mãe, deve realmente ser mais uma viagem!
    A vida que tínhamos antes, da vida que passamos a ter, tudo muda realmente, me lembro da Juliana de 1 ano atrás - SOU COMPLETAMENTE OUTRA.
    Mas olha, não espere ter o conforto às vezes de algumas pessoas, até mesmo do papai da Ana Clara, sei que é normal, a gente gosta de elogios, de ser amada, desejada, mas cuide mesmo de você por VOCÊ...logo passando essa fase inicial, acho que tudo fica mais simples ou menos complicado e logo vc consegue estabelecer uma rotina mais tranquila e favorável a vc mesma.
    E lembre-se: O corpo externo é reflexo do nosso interior. Com estria, sem estria, peito siliconado, barriga no lugar, bundão ou bundinha rs, quando vc está BEM com vc mesma, do lado de fora, tá tudo bem tb!
    Sofia chega dia 19, devo ficar uns 30 dias sem aparecer aqui, mas assim que der, eu to de volta!
    Beijos, beijos em vcs duas!

    ResponderExcluir
  4. Adoro muito vcs, menininhas lindas!

    Obrigada pelo carinho de sempre, vcs são muito iluminadas.

    Beijos enormes de quem espera ser pelo menos especial, sua amigonaaaaaaaa virtual Fáfa.

    ResponderExcluir
  5. Oi, blza?
    Qria deixar um recadinho pra você antes do grande momento da sua vida.Qro te desejar boa sorte e que tudo corra bem, que Deus te ilumine e te dê uma boa hora.
    Aguardo um contado su no meu e-mail como te passei antes flavia_ferreirasilva@yahoo.com.br
    Um grande abraço da sua mais nova amiga
    Flávia

    ResponderExcluir
  6. Amiga!!! Que cartinha linda e emocionante...

    Saiba que estou torcendo e orando por vc´s!

    Um grande beijo e assim que a Sofia nascer, posta fotinhas pra gente conhecer mais uma flor no mundo.

    minhafilha-minhaflor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga, cade você?
    Aparece pra dar noticias, estamos curiosas pra saber as novidades.A data marcada era pra hoje, mas e ai, antecipou ou não?O que aconteceu?
    Bjaooo

    ResponderExcluir
  8. Sofia nasceu!! Veio antes, na madrugada do dia 18. A Ju está no maternidade ainda, está ótima, fazendo tudo já, nem parece que foi operada!
    A Sofia é um sonho, linda, gorduchinha, rosinha, calminha, lindaaaa demais.
    A Jú vai fazer o resguardo messiânico, logo ficará uns dias sem poder vir aqui...mas logo, logo ela chega pra registrar esse momento.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Eiiiiiii, parabéeeeeens, sua linda bebê nasceu! Muita saúde, amor e muita caaaaaalma nessa hora! Ser mãe é bom demais, mas temos que ter paciência também. O meu conselho para vc é : Tudo passa! Quando ela estiver com uns 5 meses vc vai olhar e sentir falta dela recém-nascida!
    Certeza! rsrs...
    Muitas felicidades!
    QUe Deus abençoe vcs!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Amiga... E aí as novidades? Como vai a linda Sofia? Ahhhh entre uma mamada e outra, passa aqui rapidinho para nos dar noticias viu?

    Bjs e saudades!

    ResponderExcluir
  11. Oi, blza?
    Por favor de noticias, poe fotos, estamos anciosas pra saber de tudo.Se nao puder fazer vc mesma, peça pra alguem.
    Bjaoooo

    ResponderExcluir
  12. bem legal o seu blog .. seguinho aqui.
    que Deus esteje com você sempre, na sua gravidez e na sua vida. beijos

    ResponderExcluir