quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Os desabafos dos meus minutos finais 6.

Tenho várias coisas para postar, mas nesse post de agora, quero falar rapidamente sobre a minha postura. É uma auto-crítica das pesadas, lá vai...
Eu realmente preciso acordar pra vida - eu ainda não acordei, tenho plena noção disso! É bom estar por perto da minha mãe, ter a sua ajuda, mas eu já estou de saco cheio de tantas intimações, mandamentos, normas as quais nem sempre eu concordo e me causam mau estar.
Uma hora ter que ouvir: '' se vc estivesse na SUA casa, aí vc faria do SEU jeito'', é realmente desgastante e me dá MUITO medo de como será quando Sofia chegar, porque eu quero ser MÃE e do MEU modo, do MEU jeito e não tenho tanta certeza que vão permitir que isso aconteça.
Além do meu pai ter dado um mexe mexe na minha cabeça, uma amiga, a Joana, hoje me falou algo que mexeu comigo também, algo banal, mas fez total sentido. Até hoje as roupas da Sofia não foram lavadas e isso é função de quem? MINHA. A minha mãe falou que lavaria, eu deixei, ah, experiência, enfim, mas pera pera pera: LAVAR AS ROUPAS DA MINHA FILHA? Se para o  mínimo eu não demonstro atitude, como quero que respeitem as minhas idéias?
Não é um caso de mão única, é de mão dupla, eu preciso fazer, demonstrar e realmente conduzir a situação para que amanhã não tenha futuros problemas. Eu e Joana, somos amigas há 14 anos, estávamos comparando de forma saudável as nossas mães - OPOSTOS. A minha, é aquela mãe protetora, leoa, a mãe que impõe. Já a mãe da Joana, é uma mãe mais light, não é daquelas que bota o filho de baixo da saia e está tudo certo, pelo contrário, Joana aos 12 anos tinha sua rotina toda estipulada e tinha que cumprir sozinha, aos olhos da moça que trabalhava na casa dela na época.
É chato começar um passo importante da vida contando com as frustrações alheias, já carrego uma enorme carga de não ter formado na faculdade por vacilo próprio, por não ter dado tanto valor a tudo que eu tive de bandeja e ainda fui engravidar antes de todo o ritual que a sociedade impõe - formar, casar e depois ter filhos.
Convivo diariamente com tudo isso e mais um pouco, certas horas me dá uma tristeza grande, pois fico receiosa do que estar por vir e por isso estou me criticando MESMO, eu preciso agir, pois caso contrário, irão agir por mim, irão impor por mim e isso não se aplica só a minha mãe, se aplica a todos ao meu redor - entendo que não é por mal, longe disso, mas incomoda, machuca.
Amanhã preciso acordar e não esperar a minha mãe lavar as roupas da MINHA filha, afinal, como será quando ela nascer? Eu vou ficar esperando, esperando, como fiz a vida inteira, quando tive que tomar decisões sérias?! Paciência, eu tenho que crescer mais, por mim e pela Sofia, pelo nosso aprendizado juntas, doa a quem doer, custe o que custar, essa missão é minha aqui dentro de casa.
Quero postar sobre o dia de hoje que em grande parte foi alegre, sobre as compras que me pai fez nos Eua para a Sofia, sobre a minha amizade com a Joana...Mas não estou bem. Vou deixar para um dia em que eu estiver melhor.

2 comentários:

  1. Olá, gostei muito do seu blog! Me identifiquei com algumas - muitas - coisas q vc falou... Também estou grávida com 29 semanas e 2 dias, tenho 20 anos - terei 21 quando a Laura nascer - sou estudante universitária, pelo menos era até o mês passado, trabalho e sou "relativamente independente", relativamente porque moro com os meus pais, também não casei antes de engravidar, não me formei, não cumpri todos esses rituais... Meu atual "marido" - não somos casados oficialmente - mora conosco na casa dos meus pais, isso tem nos ajudado, mas as vezes é complicado. Enfim... além de minha mãe ser tão superprotetora quanto a sua, mas já combinamos que quando a Laura nascer quem vai cuidar dela integralmente sou eu, espero que seja assim, também tenho que me esforçar para isso.

    Bom, eu também tenho um blog, mas ele é privatizado, se quiser dar uma olhada eu te add como leitora, mande seu endereço de e-mail para: marianabercot@yahoo.com.br

    http://lauradoceespera.blogspot.com

    Aguardamos sua visitinha :)

    Bjs duplos!

    ResponderExcluir
  2. Isso, menina, lave você mesma as roupinhas da Sofia, vai ver como é gostoso. Eu conheço a Joana, desde que era criança, de repente, nós já nos esbarramos por aí. Você devia ser uma das pirralhas amiga das minhas primas...kkkk (brincadeirinha)
    Eu devo ir no aniversário da Lis, aí, poderemos nos conhecer.
    Outra coisa pra te falar: fui na loja da Ripilica no Plaza em Niterói e a bolsa menor estava por 76 reais, a maior estava 148 reais. Mas acho que a menor é suficiente pra carregar coisas do bebê.

    ResponderExcluir