quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Adulta aos 25?

Em algum blog desses da vida de mamães eu vi um depoimento de uma mãe dizendo que havia sido mãe aos 17 anos pela primeira vez, que aos 17, tudo tinha sido um desafio, depois foi mãe aos 25, ela se classificou como ADULTA ( esse foi o meu maior ponto de reflexão e vou explicar porquê) e contou que aos 25, tudo foi mais fácil, mas com ainda superando desafios. Aos 37, ela engravidou novamente e GÊMEOS e aos 38, veio o caçula, ou seja, aos 38 anos, ela classificou a MELHOR época para se ter filhos, a maturidade TOTAL, aos 38 anos com 3 bebês e mais 2 filhos crescidos.
Ela comentou sobre a paciência as 38, bem diferente da paciência aos 17, aos 25, comentou vários pontos super bacanas e é uma pena que eu não lembre o blog para fazer referência aqui do post completo! Comentou que hoje aos 38 anos, beirando os 40, uma fase super madura da vida, que ela consegue dar conta direitinho de tantos bebês, apesar de ainda ter vontade de sair correndo da rotina assustadora que é quando se tem tantos filhos, imagino eu, ela diz que basta olhar aqueles rostinhos, o sorrisinho e tantas crianças em casa, que a tensão é logo esquecida.
Eu refleti em vários pontos do depoimento dela, mas o que mais me chocou foi quando ela classificou a idade de 25 anos como ADULTA - biologicamente falando sim, mas será que eu sou uma adulta, gente? Me peguei pensando no meu próximo filho, qual seria a idade madura, será que todas seguem a mesma regra?
Em casa eu tenho dois exemplos quanto a isso, primeiramente a minha mãe, que após 12 anos, aos exatos 36 anos deu a luz a Ingrid, que por sinal hoje está fazendo 13 aninhos! Parabéns, titia amada! Nós te amamos muito! Chata = ) E ela diz que diferente de quando eu nasci, ela tinha apenas 24 anos, tudo foi diferente quanto a Ingrid, aos 36, ela diz que se sentiu mais mãe, mais madura, assim como a mãe do depoimento. E também a minha madastra que foi mãe da minha irmã Natália, aos 33, se não me engano, também beirando os 35 anos, rumo aos 40, percebo uma relação mais madura realmente, mais paciente.
Pois bem, apesar de mãe, apesar de viver vida de adulta, ter idade adulta, acho que não me considero adulta ainda, ou não tão madura o suficiente para ter sido mãe. Não por falta de paciência às vezes, ou por ter a mesma vontade que a mãe de 38, a minha de 48, de sair correndo e largar tudo, mas logo se comover com aquele sorriso banguela, talvez pelas condições que eu tive  Sofia.
Não faço nada a não ser cuidar dela, não me sinto aquela super adulta, que paga as contas no fim do mês, que decide onde o filho vai estudar, que vai ao shopping e gasta o quanto quiser com o filho, que planeja viagens de férias, que vive uma vida marital, enfim, às vezes tenho a sensação de ser a filha que tem uma filha e vive com a mãe, e isso me incomoda DEMAIS.
Sei que é uma fase e sinto muito mesmo por ter sido assim justo comigo, na época mais especial da minha vida, a minha primeira filha, eu queria poder ter feito diferente, mas viver se culpando por isso é muito ruim! Eu penso que as coisas acontecem de acordo com as nossas escolhas, e nem sempre a gente no momento exato tem a noção da escolha 'certa'ou 'errada', o que é um conceito super individual.
A questão é que eu quero ser mãe adulta um dia, seja com a Sofia em breve, ou no meu próximo filho. Acho que ainda há tempo de ser mãe adulta aos 25 anos com a Sofia, só faço 26 agosto de 2012, temos tempo ainda! Tempo de tudo se ajeitar, tempo de párar de tanto sofrimento, tempo de ser feliz novamente, de amadurecer sem apanhar tanto dos acontecimentos da vida, acho sinceramente que ainda dá tempo.
E para o próximo, quem sabe aos 30, 35, 38, 40, que seja também tão especial quanto a primeira aos 25 anos de forma imatura, mas com muito amor e desejo de ser a melhor mãe do mundo inteiro, mesmo quando se faz tudo 'errado', e se culpe por isso, o importante é tentar, tentar, tentar...ser, fazer, enfim, viver essa viagem 'mucho loka' que é a maternidade.
Beijos e mais beijos!
Mamãezinha.

2 comentários:

  1. Claro que você é adulta com 25 anos! Toma vergonha, menina! hehehe
    Falando sério, toda essa experiência está te amadurecendo pacas, até mais do que muitas mães com mais de 30 ou 40.
    Eu também não era adulta com 25 e se fosse mãe com aquela idade, ia surtar. Mas você está tirando de letra.

    ResponderExcluir
  2. Bom Juliana,assim como você, também estou tendo que amadurecer cedo demais,e isso as vezes me assusta! não se preocupe com a sua idade,tenho 22 e sou mãe da Sofia,e o que me confortar é que tudo isso que estamos vivendo é só uma fase,claro estamos perdendo muita coisa,mas essa experiencia da maternidade vale pra vida inteira.
    beijos'

    ResponderExcluir