segunda-feira, 13 de junho de 2011

eu, as listas e Sofia


Eu não sei bem se virou mania, até espero que NÃO, ou se é pelo momento mesmo pós parto, até tudo entrar nos eixos, mas a verdade toda é que eu ando deixando TUDO para depois, TUDO mesmo. Já li algumas reportagens sobre pessoas que levam esse estilo de vida, que vivem com um trilhão de post its colocados pela casa inteira, escritório, adiando tudo...ligar para fulana, baixar fotos (essa eu entro TOTALMENTE), marcar médico, e por aí vai...
Na maternidade ainda, meu pai levou uma edição da revista Época que dizia sobre isso e me chamou a atenção quando na reportagem um psicólogo afirma que são as pequenas tarefas, essas que ficam martelando o dia todo na sua cabeça - TEM QUE FAZER, TEM QUE FAZER E TEM QUE FAZER, que são justamente aquelas que você mais demora para realizar e se sentir livre delas!
Daí ele dá várias dicas de como organizar listas e mais listas sobre as suas tarefas, algumas que você pode deixar para depois, outras mais urgentes...listas, listas e listas! Durante toda a minha gravidez eu fiz listas e eu pirei no final das contas, porque cada vez que eu olhava e não via algum item ticado eu tinha um ataque de perereca!
Tá. O motivo do post é o seguinte: Eu me guio muito mais pelo blog, pelo mundo virtual do que por agendas. Juro que já tentei, eu tenho duas agendas compradas e zeradas, não consigo! Já tentei e não consigo seguir aquilo ali. Mas eu preciso me organizar, fico pensando será que é o momento que dá mesmo uma certa prostração ou sou eu mesma? Acho que a segunda opção tá valendo mais.
Então, vou criar aqui um linkzinho com uma lista onde vou checar diariamente, já que acesso o blog praticamente todos os dias, com tudo o que preciso fazer! E sinceramente, hoje, todas as minhas tarefas são URGENTES, desde baixar e revelar as fotos da Sofia, que já vai pra 5 meses a atualizar meu curriculum, ver os documentos da faculdade, tirar carteira de motorista, tudo o que deixei lá trás, mas que não é impossível de realizar.

Falando de Sofia...

É a coisa mais gostosa desse mundo ter um bebêzinho em casa, sério mesmo! Ontem nós dormimos na casa do Vitor, estava muito frio para vir para casa e é agradável ver os dois juntos, ver como ele é dedicado, paciente, de verdade, quanto a isso não posso reclamar mesmo! Ele tem toda a paciência do mundo com ela, comigo, está sempre tentando agradar de alguma forma, fico tranquila, me sinto segura mesmo ele sendo pai de primeira viagem também.
Cumpri toda a rotina da noite com ela, lava bumbum, bota pijama, mama, desperta, mama, bota som do passarinho,segura Luísa e fui tomar banho, deixei os dois deitados juntos, para que ele a fizesse companhia até que ela dormisse. Lá do banheiro ouvi um chorinho e ele dizendo: ''calma, a mamão já vêm!'', levei mais alguns bons demorados minutos no banho e quando cheguei no quarto ele estava fazendo ''xixixixixixi'' e ela abrindo e fechando os olhinhos, até que apagou.
Lá pra uma da manhã estávamos eu e ele olhando, babando por ela e relembrando o dia em que ela nasceu...nós lembramos com tanto carinho daquele dia, daquela situação que foi uma delícia aquele momento, ela deitadinha, suspirando de soninho e dois babões sentados no chão, encostados na cama e babando a cria.
Falamos sobre o momento do parto que ele assistiu, o que ele sentiu quando viu a cabecinha dela quase saíndo, ele lembrou de um momento bonito, quando me despedi da minha mãe, ela chorando, orando a minha barriga, ele me contou que se sentiu muito importante nesse momento, como se estivesse dizendo - está tudo bem, ela está aqui comigo!, falou do mega café da manhã dos médicos antes de entrarem na sala de parto e ele com o estômago embrulhado não conseguiu comer nada, da hora em que ele achou que não fosse mais conseguir filmar rs...
Lembramos da nossa primeira noite juntos, nós três na maternidade, o quanto ele se sentiu mal por me pedir para mandá-la pro berçario, pois ele estava há mais de um dia sem dormir e não conseguir parar de olhá-la. Falamos de como devem ser as outras fases da infância, comentei que eu vou ficar muito emocionada quando ela aprender a ler e me pedir um livro!
Começamos a tentar explicar um para o outro como é esse amor e não dá, não tem como colocar em palavras! Eu vejo os olhos dele brilharem quando ele olha para ela, quando estão os três juntos...Lembramos com carinho da nossa história, tamanha a coincidência dele ter sido amamentado pela minha tia que faleceu há alguns anos...que ele antes de tudo, quando me via, dizia aos amigos que parássem de me olhar, pois em breve ele estaria namorando...
São esses momentos que eu quero que a Sofia leve com ela até burra velha. Momentos de paz, de harmonia, de amor, alegria, tranquilidade, paciência e otimismo. É difícil? Não é, tem sido, mas eu tenho esperança que toda essa nuvem nublada há de passar, que todas essas situações complicadas vão se ajeitar e no final, tudo irá dar certo.
A Sofia é uma dádiva em nossas vidas. Ele disse que até hoje a ficha não caíu direito e eu o confortei dizendo que ele não era o único. É um elo que nos liga e de uma certa forma, não que seja por conveniência, mas é algo que nos une mais, acredito que faça suportar tantas barreiras, preconceitos, medos, receios, inseguranças...acho que ela merece, eu mereço e ele também, de verdade.
A minha gratidão pelos meus pais está impressa na minha alma, sem dúvidas, o que seria de mim sem eles? Nada. Por isso que eu quero ser uma mãe e tanto também e desejo o mesmo ao Vitor. Ele disse que o segundo dia mais feliz para ele será quando ela disse: Papai, eu te amo.

Um super beijo com amor,

Mamãe Jú.

Ah, falando da lista rs...eu vou me dar o prazo de 2 dias para organizá-la, preciso de tempo para lembrar TUDO que estou pra fazer há meses... #quefase

2 comentários:

  1. Menina,
    vi seu blog como favorito de uma amiga(Amanda - Mãe do gordelício) e como a cada post eu me identifico c/ vc e sua história! rsrsrs
    Sou mãe de uma princesa de 9 meses e mta cois aq escreve parece fui eu q escrevi rs

    Bjs,
    Alexandra.

    ResponderExcluir
  2. Vai começar a lista com "começar a lista"...rs
    Ai, que momento lindo vocês passaram com a sua pequena. Esses momentos são mágicos, dá vontade de parar o tempo.

    ResponderExcluir