sexta-feira, 3 de junho de 2011

Festa de 1 ano - parte 1

O tempo voa e isso está mais do que provado para mim, afinal de contas, quando a Sofia completa mais um mês de vida fico boquiaberta, pois parece que foi ONTEM que dei entrada na Perinatal.
Esse post é especial, mamãe vai falar sobre o tema escolhido para comemorármos 1 ano da sua existência, Sofia!
Então vamos lá...

Desde a gravidez, a Vovó Gê dizia que o primeiro aninho de vida de uma criança deveria ser do Circo, pois trazia alegria pro resto da vida (rs) - uma breve pausa: A minha festinha foi ' A Branca de Neve e os 7 anões ' e da Ingrid, foi ' Piu-piu' ou seja, obrigada mãe! Continuando...O tema não me agradou de cara, mas com o tempo fui acostumando com a idéia, observando as cores, a magia que envolve o circo, a dança, a música, enfim, comecei a simpatizar com a possível idéia de fazer sobre esse tema.
O Dindo mora em um prédio que tem um salão de festas maravilhoso, inclusive onde foi o Chá de Fraldas, lá dispõe de um salão interno com ar condicionado, o que é super válido pois a Sofia nasceu em pleno verão do Rio da Janeiro, além de um espaço externo lindo, com churrasqueira, parquinho...tudo de bom para festinhas!
Daí comecei a idealizar o tema nesse espaço, pensei que por ser verão, caíria super bem um sorveteiro, por ser do circo, fechar um pipoqueiro, colocar carrocinhas, tudo a fim de evitar que nós tivéssemos que servir os convidados. Imaginei uma tenda bem colorida feita de TNT, compondo a mesa do bolo, os doces super coloridos, imaginei a Sofia de bailarina...
Antes de continuar falando do tema - Festa de 1 ano nem sempre a criança curte, entende que aquele dia aquelas pessoas estão ali por ela, festejando, querendo pegar, tirar foto, enfim, é um dia de comemoração para a família e amigos PRÓXIMOS, ou seja, farei algo SUPER restrito, quero convidar realmente aqueles que de alguma forma estiveram perto de mim, dela, nos dando apoio e carinho, afinal, não foram e não são poucas às vezes que precisamos disso.
Voltando ao circo...Um dia estava aqui pela internet, fofocando, passeando, e lembrei da Colombina, do Pierrot, só que para mim era uma história trágica de amor rs, eu achava que a Colombina matava o Pierrot, ou algo parecido rs, e logo desisti dessa idéia, apesar de simpatizar totalmente com essa magia do carnaval, das máscaras, do ballet, enfim...continuando meu passeio virtual por vários dias, vi que algumas mamães estavam optando por temas alternativos e eu, Juliana, também prefiro, não gosto muito desses temas batidos, prefiro deixar essa preferência para os anos seguintes.
Foi aí que com a Vovó, relembrei a história do Pierrot e da Colombina, sentamos juntas aqui no computador e pesquisamos, simplesmente AMEI - em um só tema consegui reunir tudo o que me encanta: magia, cor, música, dança, fábula, amor, amizade, humor. A linda história de Pierrot, Colombina e Arlequim é baseada em tudo isso! Envolve o ballet, o teatro, as máscaras e ainda contém aquela magia do circo, do carnaval, das marchinhas.
Então, está decidido:
A História de Pierrot, Colombina e Arlequim.
''...a história surge no século XVI, na Itália...Pierrot, eterno apaixonado por Colombina, moça simples, empregada, apaixonada por Arlequim, malandro, arteiro e travesso...''

E como transformar todo esse enredo em uma festa infantil? 
Vamos as idéias de mamãe aqui e da vovó!
  • Vamos permanecer com a idéia do pipoqueiro, de fechar um barrilzinho de sorvetes, de colocar o trenzinho de algodão doce, cachorro quente, de guloseimas e uma barraquinha de churros!
  • A idéia é lembrar uma peça de teatro, então a tenda que antes seria de circo, a mamãe teve a idéia de imitar aquelas antigas tendas de teatro de aerna.
  • O convite será um ingresso de peça de teatro, do tipo: Sofia convida:  A história de Pierrot, Colombina e Arlequim.
  • Mamãe tem uma amiga que é atriz de teatro, a idéia é pedir que ela leve 3 colegas que possam se vestir dos personagens e ficarem pela festa durante um tempo para os convidados tirarem fotos e receberem de lembrança depois.
  • Vovó deu a idéia de comprármos máscaras de gesso e irmos pintando com calma, para servir de lembrança aos adultos.
  • Vovó deu a idéia também de logo no início do salão, fazermos um bunner contando resumidamente a história dos personagens.
  • A idéia é tocar marchinhas e remontar um cenário bem alegre!
  • E é claro, não poderia faltar - Na hora do parabéns, a Sofia vestida de Colombina! A saia da Colombina é um pouco mais comprida que de uma bailarina, tem os pompons e os babados, como na foto!
  • Os doces serão servidos por baleiros, como nos antigos cinemas, uma caixa repleta de jujubas, delicados, pirulitos, presas por suspensórios.
Por enquanto é o que temos de idéias! Estou super animada e ansiosa! Quero fazer tudo, ter esse prazer e assim que estiver empregada, dar início às compras = ) Quero uma festa para no máximo 70 pessoas.
Acho que no futuro a Sofia ficará contente em relembrar o seu primeiro ano de vida, tudo feito com muito carinho, muito amor e um estilo de festa alternativo, bem a cara da mamãe!


Eu sou seresteiro
Poeta e cantor
O meu tempo inteiro
Só zombo do amor
Eu tenho um pandeiro

Só quero violão
Eu nado em dinheiro

Não tenho um tostão
Fui porta-estandarte
Não sei mais dançar
Eu, modéstia à parte
Nasci pra sambar
Eu sou tão menina
Meu tempo passou
Eu sou Colombina

Eu sou Pierrot

Chico Buarque

Nenhum comentário:

Postar um comentário