sexta-feira, 1 de julho de 2011

o que que tem na sopa da Sofia???

Nós sabemos que não há tempestade que seja eterna e que bom, né? As coisas estão clareando, consegui descansar melhor essa semana, apesar do cansaço que ainda ronda na madrugada, um pouco de irritação às vezes, mas a nossa ida à pediatra me ajudou bastante. Vamos começar com as papinhas!!!
Então! Conversei com a doutora sobre a situação atual e ela foi nota dez comigo! Expliquei a ela o desejo do retorno ao trabalho, não que a necessidade financeira seja a primeira colocada, não é, mas para movimentar a cabeça mesmo, sair um pouco de casa, ver gente, conversar, redescobrir o mundo, andar pelas próprias pernas, enfim, inúmeros motivos pessoais.
A primeira coisa é começar essa mudança nos hábitos alimentares da Sofia, afinal de contas, ela só se alimentar de LM, com total exclusividade até hoje, praticamente indo para os 6 meses de vida - isso me deixa feliz, cheguei aonde eu queria. Mas já está na hora de começármos a adaptá-la com os suquinhos, sopinhas e papinhas de frutas, uma vez que os bebês que não mamam apenas no peito, começam essa rotina por volta dos 3, 4, meses de vida.
A pediatra me explicou tudinho, inclusive me disse que o mais importante era manter o vínculo com entre mãe e bebê, e se já cheguei ao ponto de estar deprimida, triste, muito cansada, ao ponto até de perder a paciência, é mais que justo comigo mesma que eu volte a ativa sim, vai ser bom para nós duas. Disse a ela que pode ser que na próxima consulta eu chegue e diga: ''Doutora, mudança de planos! Só volto ano que vêm'' mas de qualquer forma eu quero a minha liberdade de ir e vir de volta novamente, nem que seja para ir até o shopping por pelo menos 2 horinhas, ou fazer um curso...
Então, fomos as compras, né? Todo o meu rico dinheirinho foi-se em panelinha, chaleirinha, colher de pau, bicos adequados para as mamadeiras, comprei uma menorzinha para ela tomar suquinho da mesma marca das maiores - Avent, chupetinha MAM, cordinha nova...gastei um dinheiro, mas estou contente com essa nova fase!

A título de curiosidade a nova rotina da Sofia vai ser assim:

9hrs - suquinho de frutas: qualquer fruta da estação. vamos começar com o simples, laranja lima com água, dia seguinte, mamão com água, gostou? então já podemos combinar laranja com mamão. e assim faremos com todas as outras frutas, inclusive as mais ácidas, como limão, abacaxi, também temos a opção de cenoura e beterraba.
12 hrs - o que que tem na sopa da Sofia? Hum! Hora da sopinha. E o esquema é: alternando o dias para não enjoar é claro: músculo, peito de frango ou fígado - apenas o caldinho, ainda não entram pedacinhos! misturados com legumes dos três grupos - os verdes, amarelos e/ou vermelhos e brancos. Exemplo: Um dia faremos com caldinho do peito de frango, batatinha doce, inhame e beterraba.
15 hrs - papinha de frutas! maçã raspadinha, bananinha amassadinha, pêrinha amassada...valendo lembrar que se pela manhã for um suquinho por exemplo de maçã, a tarde, uma papinha de pêrinha para soltar o intestino.
18 hrs - MAMAZINHO! a partir das 18hrs, apenas leite. Na minha ausência, caso não dê para tirar o leite, vou introduzir o leite de soja - ela vai me agradecer por isso um dia ; ) os benefícios da soja são mil.

Legal, né? rs! Mamãe está feliz e ansiosa para começar = ) A gorduchinha tem cara que não vai rejeitar nada rs! A pediatra pediu apenas para não retardar muito com a papinha batida no liquidificador, assim que ela aceitar, já passar para a peneira, pois com 6, 7, meses, já vamos introduzir pedacinhos e outras guloseimas.
A idéia é quando eu for sair para trabalhar, deixar ela adaptada, eu quero participar dessa adaptação, até para não sobrecarregar a minha mãe. São idéias...vamos ver o que Deus me reserva.
Quero agradecer aos comentários de apoio no outro post, dizer as mamães que estão passando também por uma fase delicada, super coincidência ou não, mas muitas mamães postaram mais ou menos a mesma situação...segundo a dindinha da Sofia - ''são os ares podres do inverno'' ah! eu gosto do inverno rs, mas confesso que o verão aquece mais nossos corações e dias de muita esperança.
Um beijo minhas queridas, força, alegria e paz em nossos espíritos.
Mamãe.

3 comentários:

  1. Oi Ju!

    Primeiro quero agradecer o carinho viu? Tbm quero muito ter a oportunidade de conhecer vc´s pessoalmente. A blogsfera tem me permitido encontrar pessoas mil, e fico feliz por isso. Em dias de desespero, mesmo que distante, percebo que não estou sozinha e nem sou a única do mundo!

    Indo ao post. Que bacana essa nova fase das papinhas, apesar de minha Sophia nao ter mamado exclusivamente até os seis meses, eu dei o leite nam até 6 meses e como vc fiquei empolgada com essa nova etapa.
    Será um momento de descobertas entre vc´s e vc vai conhecer os gostinhos da Sô, que acredite ela já tem gostos proprios. Se rejeitar de inicio, não desista. Passe uns dias e tente novamente. Pq tudo será muito novo pra ela.
    Acho que vc está certissíma em querer voltar a ativa. Faz bem pra alma, mas te digo q tbm não será fácil.


    Desejo sucesso viu?

    Ah, no caso do abacaxi não sei pq mas a pedi da Sophia só permitiu a partir de 1 ano. Então, tenha cautela. Acho q pq do ácido.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Espero que dê tudo certinho por ai com a alimentação da sua Sophia!!!!=D

    Beijos, boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Aii que bom te ver animadinha assim Ju!
    Eii temos mesmo que dar um jeito de se encontrar,q quero apertar muitoo essa linda da Sofia. rs
    Por aqui estamos começando também com as papinhas e sucos, Julia está adorando e é uma folia só, mamadeira Julia já usa desde o primeiro mês como NAM, pq tive muita dificuldade na amamentação e ela estava perdendo peso, uso essa da mesma marca e comprei também um esterilizador de microondas que é uma mão na roda!
    Espero que dê tudo certo amiga!
    Bjoos pra vc e pra Sofia

    ResponderExcluir