quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Algumas considerações sobre o parto.

Hoje vou contar sobre a minha experiência com a cesárea. Sofia estreiou em uma terça feira, no domingo anterior, fui ao shopping com a dinda dela e uma outra amiga nossa. Fomos passear, botar o papo em dia e eu crente que estava tudo marcadinho para o dia 19 de janeiro e que ela nasceria a noite.
Entramos na Joana e João, estava toda liquidando, nisso me vêm a vendedora super agradável e começa a puxar papo sobre a minha barriga: ''nossa, que grande. ah, é pra quando? CESÁREA? IH, cesárea...(fazendo cara de nojo, de pavor, sei lá.) Ué, como deve ser né? Ficar sem tomar um banho, lavar o cabelo, fora a anestesia...''
Eu havia gostado de um macacãozinho branquinho lindo, bordadinho com borboletinhas, faria ele de saídinha de maternidade, mas depois dessa agradável vendedora, a dinda da Sofia me carregou loja afora e nós ficamos pasmas como as pessoas são completamente sem noção.
Pois é, ouvi muito sobre a cesárea durante a gravidez. Ouvi coisas favoráveis, mas infelizmente o que marca são as não favoráveis, do tipo, a dor da anestesia, o recuperação, o quanto o parto normal era infinitamente melhor e todos aqueles blá blá blás que a gente já sabe.
Na madrugada que antecedeu o nascimento da minha filha, por volta das 2 da madrugada, senti uma dor muito forte, que chegou a me dar ânsia de vômito, mas eu estava meio sonada e achei que fôsse algum incomodo normal, aquela vontade louca de fazer xixi e voltei a dormir. Logo, senti novamente, um pouco mais branda e já fiquei mais alerta. Em seguida, fiz xixi novamente, minha mãe acordou, perguntou como de costume se estava tudo bem, eu comentei com ela sobre as dores e deitei-me novamente.
Ela começou a ministrar Johrei em mim (johrei - oração através da palma da mão. transmissão da luz de Deus. ato messiânico.) e eu a contar de quanto em quanto tempo estava sentindo as contrações. Pois bem, elas estavam acontecendo de 10 em 10 minutinhos certinhas.
Contrações - Era o terror de quem contava. As minhas? Senti um dor nas costas, na parte de baixo, perto do bumbum e na frente, a barriga contraía e parava. Nada absurdo, nem insuportável de aguentar. Eu fiquei mais impressionada com o tempo, como era certinho, batia 10 minutos, lá estavam elas.
Por uma hora fiquei sentindo as contrações de 10 em 10, logo ligamos para o meu médico e elas já estavam acontecendo de 5 em 5. Ele nos mandou para a Perinatal e assim, fizemos. Consegui tomar banho mesmo com as contrações, tomei banho sozinha, em pé e quando elas vinham eu me contorcia um pouquinho, mas nada absurdo. ( detalhes do dia, ficará para outro post.)
Quando cheguei na maternidade, elas estavam mais fortes, eu já estava sentindo além das contrações, uma vontade de fazer xixi e number two ao mesmo tempo, o que segundo a enfermeira é super normal. Nunca fui de ter cólicas durante o período da vermelhinha, por isso não sei dizer se é como uma dor tipo uma cólica menstrual muito muito forte, sei dizer que é uma dor suportável, porém incomoda, mas no meu caso, deu para segurar.
Anestesia - O terror master. Que nada. No momento em que o anestesista pediu para que eu ficasse na posição fetal e não me mexesse de jeito algum, eu senti medo, mas não medo de doer e sim dele me dar sem avisar antes. Eu disse: ''Acho que estou com um POUCO de medo ( rs, POUCO.) e ele respondeu: É normal, quando eu for dar, vou te avisar, tá?''
Não senti dor, senti algo diferente, como se minhas costas estivessem cheias, é possível sentir o líquido descendo por ela, é uma sensação diferente, não dolorosa, apenas diferente dos furos que estamos acostumadas do tipo, sangue, orelhas, essas coisas e digo mais, aquele fura fura de soro, exame de sangue, incomoda MUITO mais que a anestesia propriamente dita.
O que mais pegou no meu caso, era a curiosidade do que eu sentiria quando tirassem a Sofia, como iria acontecer? Como a minha barriga ficaria? O anestesista apesar de um portuga, coroa, curto e grosso, foi super amável, esteve ali comigo o tempo todo e me explicou passo a passo. Foi me contando em qual camada de pele estavam cortando, que quando chegasse a hora ele me avisaria, pois pressionaria a minha barriga logo abaixo dos meus seios para ajudar na retirada dela.
Nesse momento, foi bem esquisito. Senti um incomodozinho e disse: ''ai, tá doendo!'' e logo esqueci da dor, pois abaixaram o pano verde e dali em diante foi só emoção. ( choro de lembrar : ... ) ) Depois desse momento, não me lembro de muitas coisas, tirando é claro do momento em que ela veio para os meus braços, mas acho que eles dão tipo um calmantezinho e quando acordei já estava me tremedo toda no quarto, com todo mundo a minha espera.
Portanto, a cirurgia em geral, foi muito tranquila, meu pós parto muito mais, contarei em outro post. De qualquer forma, jamais falaria o contrário também, pois confesso que o psicológico é TUDO nesse momento e fico pasma, como tem mulheres que conseguem chegar perto de outra prestes a parir e fazer uma caveira da coitada da cesárea.
Pude perceber o quanto as pessoas banalizam o parto cesariano, é uma cirurgia, há perda de sangue e por isso deve-se respeitar todos os estágios do pré e do pós parto.Acredito que respeitando o fato de ser uma cirurgia, tudo corre bem e creio mais ainda que a futura mamãe estando com o psicológico controlado, tudo corre melhor ainda.
Em casos de NECESSIDADE, como foi o meu, pelo fato de não ter espaço suficiente para a minha gorduchinha que nasceu com 50 cm e 3.835 kgs passar pela perereca, indico sim o parto cesariano, desde que seja dessa forma, com o psicológico super em cima e que as futuras não ouçam as mamães sem noção que chegam para contar a sua péssima experiência, lembrando é claro, que varia de mulher para mulher, mas no geral, é um parto seguro, sem grandes complicações.
Super beijo, MAMÃE DA SOFIA!

4 comentários:

  1. Oi Juju, realmente tudo o que vc falou aconteceu msmo...a mulher sem noção da loja falando coisas desnecessárias dias antes da Sofifi chegar para nós.
    Acho que as pessoas acabam transferindo o medo que sentem, sem perceber que a grávida já tem seus próprios medos...
    É bom ler vc assim, como mamãe, contandos detalhes da sua experiência.
    Um bjo Ju.

    ResponderExcluir
  2. Ai, cada vez que você comenta a primeira vez que viu o bebê, me dá um arrepio. É uma emoção muito grande, né?! Quanto ao comentário da vendedora sem noção, sempre tem alguém pra apavorar a gente. Eu ouvia muita coisa das pessoas sobre parto normal. Você disse tudo, cada um tem uma experiência única.

    ResponderExcluir
  3. Aii Ju que saudade de vc pessoa!!!
    Tanto tento sem noticias, tinha pensado até que tinha desistido do blog, mas entendo, depois que os fil os nascem nosso mundo é eles e somente eles!
    Quanto ao parto, o meu foi cesárea tbm e fui com muito medo pq td mundo falava que era terrível, que nd o meu foi ótimo não tive problema algum, queria ter tido ela de parto normal mas Deus não quis, tive pré eclampsia e foi parto de emergência, minha recuperação foi ótima!!
    Passa lá no meu cantinho depois pra ver as fotos da Julia.
    To curiosa pra conhecer sua princesa!
    BJOS E FICA COM DEUS!

    ResponderExcluir
  4. Eu tbm tive necessidade de fazer a cesaria por conta de minha hipertensão. Mas assim, foi tudo tão tranquilo. Eu tbm me deparei com MUITAS pessoas sem noção, mas a vontade de ter minha filha em meus braços era muito maior.

    Fiquei feliz em saber q o pós parto está ótimo!

    E admirada com o tamanho da Sofia... Nasceu gorduxinha igualzinha a minha!

    Um beijo

    ResponderExcluir