sábado, 5 de maio de 2012

A teoria do OVO FRITO E A TERAPIA, Zoo, e fotos, muitas fotos!

Post longo e merecido. 
Vamos lá...
Ontem pela madru, sem sono, bati um papo delicioso com uma mamãe MUITO especial e blogueira também, pelo chatzinho do face e por isso resolvi compartilhar o assunto aqui.
E o papo girou em torno de SER MÃE E AS OPINIÕES-IMPOSIÇÕES DE NOSSAS MÃES, AS AVÓS.
E começou comigo contando para ela sobre uma orientação muito boa que recebi da minha terapeuta, mas para divulgá-la aqui, preciso contar todo o enredo. Então, chega de suspense e bora fofocar!
Outro dia, encostei a barriga no fogão e fiz um macarrãozinho para a Sofia, esquentei o feijão e coloquei um pequena colherzinha de manteiga na panela e enquanto eu me preparava para quebrar a casca do ovo, vem a minha mãe - Ué, OVO? Sim, OVO. Ué, OVO? Sim! Vou jogar por cima do macarrãozinho dela. Não, você não deveria fazer isso. Mas por que? - Com muito espanto! Era só um OVO. Porque o ovo contém bactérias e blá, blá, blá. Ok, mas é raro ela comer ovo e além do mais, ela come omelete na creche e está ótima. Não, mais omelete é diferente! Ué, omelete não é feito de OVO? É, mas omelete tem o ponto certo de ser frito. E o ovo frito é o que, assado? Não, mas o omelete a pessoa que frita sabe deixá-lo exatamente do jeito que deve ser e blá blá blá....Enfim, nunca vi uma pessoa possuir tanta teoria a respeito do OVO FRITO x OMELETE.
Pois bem. Me gerou um stress eterno e foi assunto da minha terapia no decorrer da semana. E eu falando, contando, indignada e a minha terapeuta vira e diz - Juliana, basta você dizer em um tom FIRME - Ok. Hoje EU DECIDI fazer isso. Na hora eu falei, aliás, gargalhei, hahaha e você acha que ela pára apenas com essa simples frase??? E ficou no ar.
Pois bem. Alou mamães que sofrem com esse tipo de coisa, seja lá da vó, do pai, da amiga, da vizinha, da desconhecida, não importa, EU FIZ E DEU CERTO. Frase mágica! Minha terapeuta é bruxa!
Um outro dia, estava fazendo alguma outra coisa e lá vem ela novamente criticar e eu usei a frase mágica. Deu certo. Recomendo. Tentem e me avisem depois, tá? Mas lembrem do TOM FIRME, HOJE EU DECIDI, sintam-se com o poder nas mãos por favor, se imaginem com o mundo nas mãos. Vamos ver se assim as pessoas ao redor conseguem entender que errando ou acertando, estamos aí pra isso né???
Pois é. Sempre conto uma historinha ou outra aqui sobre isso. E sempre sigo dizendo que ela me ajuda MUITO, em tudo, pra tudo, é quem está aqui, sempre esteve, tudo bem, ela encara como ingratidão e eu encaro como desrespeito. O que mais me incomoda é justamente essa falta de senso e de limites que principalmente a minha mãe usa por não me enxergar ainda como mãe. Também difícil né, vivo com ela e estou doida para vir apenas de visita! 
Outro dia, falando com o Vitor no telefone, sabe aquele hábito do BEIJO TCHAU? Sim, eu já cansei de mandar beijo tchau pro cara da farmácia, ou pro cara da pizzaria, do Habibs, é sem querer! Eu sai do quarto, terminando uma ligação com ele e disse, beijo tchau e ela me manda - BEIJO??????????????????? Ou seja, até isso?! É cômico e trágico, tem disso.
Agradeço por toda a ajuda sim, mas confesso que estou de saco lotado, por ter que viver aqui, e vem aquele blá blá blá eterno, quero criar a Sofia do MEU JEITO, muitas das vezes me pego agindo como ela, e muitas coisas são admiráveis, outras detestáveis e isso é um direito MEU, como filha e mais, como MÃE. Não vejo a hora MESMO de ter a minha casa, poder vir a passeio, contar com ela para me dar SUPORTE e não CRIAR a Sofia comigo, essa parte é minha.
E no final do papo com a amiga blogueira amada que também está passando uns bocados, ela disse, é Jú, não sei como você aguenta pressão de todos os lados! Pois é, nem eu, mas espero que lá na frente, tenha algo de muito bom reservado para nós.
....
Hoje levamos Sofia ao Zoo pela primeira vez. Eu, Vitor, o Dindo e a namorada, e o sobrinho deles. Foram apenas 2 horas de passeio e foram as horas merecidas, precisávamos MUITO disso. Sofia curtiu apenas as araras, ficou falando - PIU, PIU, PIU. Vitor pegou a câmera e sumiu, ficou curtindo a paisagem. Ficamos encantados, eufóricos e   falando como era bom fazer aquele tipo de coisa. Pensei - Por que a gente se machuca tanto???
Solzinho de inverno ajudou, só deixou a desejar, aliás, só, TUDO, o próprio zoo, estou indignada e muito triste com a situação que os bichos se encontram. Mas isso já foi papo pra um post do face, reclamando e compartilhando a melhor foto de todas, o olhar triste do leão =(
No mais, percebi o quanto eu e Vitor estamos carentes de vida saudável, como ligamos um automático de brigas, confusões, cobranças, neuras, maluquices e esquecemos como é bom curtir a Sofia, como ela merece e como nós merecemos ser cúmplices. Enfim, é mais um capítulo de uma novela que está longe de ter fim.
Seguem algumas fotos do nosso dia feliz...
VIDA.

Olhar do leão...Vamos ser humanos hein!!! Os bichos estão muito tristes...e eu também fiquei.
Sofia feliz, é o que importa.

Dona Girafa!!!
PapaiÊ.
Marcelinho fofo e Sofia comilona!

Macaco Tião! Fez a alegria dos cariocas por 33 anos! Merecida a estátua!

Tia Iara e Dindo Guga!

4 comentários:

  1. Como já tinha te dito: a terapia é boa para não repetirmos as neuras de nossas mães. Se não vigiarmos, será inevitável. Morro de medo disso.
    Amei as fotos do zoo. A Sofia não tem mãe, né, só pai. Ela é idêntica ao pai, você só carregou-a por nove meses...kkk
    A propósito, obrigada pelas palavras meigas.

    ResponderExcluir
  2. nossa Juliana como Sofia está linda... gostaria muito de te-lá como amiga no facebook este ai é meu perfil :http://www.facebook.com/profile.php?id=100000158763009 pra vc add...gostaria de conversar com você,para dividir os aprendizados da maternidade e dos percausos do dia a dia de sermos mães de Sofias... beijos fique com Deus...

    ResponderExcluir
  3. Amiga linda... estou precisando e vou usar essa frase mágica com muita gente... Olha, apesar de eu ter minha casa, criar minha filha com meu marido, eu escuto tanta eu disse tanta asneiras e palpites, que me irrita, me entristece. Acho que estou num nivel de stress tão grande, por "enes" motivos, que estou tbm precisando de terapia.
    Que passeio agradável hein? que fotos lindas...Gamei na primeira foto! rsrs

    Bjs e estou por aqui!

    ResponderExcluir
  4. Vi seu comentário lindo lá no blog e vim correndo aqui pra ver se tinha notícias suas e nada...

    Amiga, dá um sinal de fumaça aí... Estamos com saudades!

    Bjs

    ResponderExcluir