quarta-feira, 27 de julho de 2011

Tempo.

O post é curto. Apenas para dizer que estou dando um tempo, de um monte de coisas, pessoas e do blog.
Estou vivendo um momento muito delicado e pessoal, acho que não quero descrever aqui essa fase tão delicada da minha vida. Logo volto com as novidades da minha filha, que está cada vez mais linda, alegre, saudável...me alegrando todos os dias!
Beijos em todas.

terça-feira, 5 de julho de 2011

falando da Juliana e dik dik dik!

Esse post é para falar da mamãe, não da filhinha e deixar aqui uma dica que encontrei e A-D-O-R-E-I ! Bem, a blogosfera de uma certa forma nos permite entrar no mundinho de pessoas que NUNCA vimos na vida e isso tem uma magia incrível! Inicialmente, apenas visitava blogs maternos, interagia, compartilhava e vivia aqueles momentos junto com a dona do blog, ficava ansiosa para o próximo post, me pegava às vezes pensando: ''poxa, será que a fulana está melhor?'' e assim fui me apaixonando cada vez por esse universo e não me vejo mais sem!
Ultimamente, tenho visto muitos blogs de decoração, SEMPRE adorei esse tipo de coisa, tudo isso me encanta muito - cor, vida, alegria, máquina de costura, moda, pinturas, texturas, tesoura, cola. Me lembro que as aulas de artes eram as minhas prediletas, lembro que eram às sextas e eu adorava aquele dia, aquela aula.
Na época do vestibular, como eu já contei aqui algumas vezes, esse meu lado comunicativo, com uma certa facilidade de lidar com as pessoas, gostar de pessoas, histórias, cores, música, pensei no curso de moda, aliás, nunca o descartei da minha vida, mas a paixão pelas letras, me fez optar pelo curso de Jornalismo, mas que no final das contas, terminei cursando Direito e NÃO me formei.
O curso de Direito é um curso que todo cidadão deveria fazer, conhecer os seus direitos, os seus deveres, o direito do próximo, direito de família...que delícia! Eram as minhas aulas prediletas! A paixãozinha da maioria dos futuros advogados - direito penal, como a maioria, nesse momento achei que adorava o curso e que poderia fazer Jornalismo por hobbie. Mas eu estava enganada, eu nunca AMEI fazer Direito, eu fiz direito até o sexto período do curso que tem dez, fiz os cinco anos e NÃO ME FORMEI, estagiei nos melhores escritórios, nos mais conceituados, acordava, olhava aquela roupa social, até curtia, mas andar pelo fórum, cheia de processos na mão, não me deixava realmente FELIZ.
Daí são várias as discussões quanto: fazer o que gosta ou o que dá dinheiro? Esse é o slogan quando se tem 18 anos, mas qual é o slogan quando se tem 24, quase 25, sem formação profissional, com uma filha para sustentar e desempregada? O slogan hoje é um só: FAZER O QUE GOSTA, FAZER O QUE GOSTA E FAZER O QUE GOSTA.
Meus planos ainda estão bagunçados na cabeça, agora não é mais tão simples como antes, voltar a estudar, a trabalhar, exige de mim outras coisas, a não ser acordar, tomar banho, colocar a roupa e pegar o busão lotado pela manhã, não mais, agora eu sou mãe, preciso organizar a vida da Sofia para depois organizar a minha NOVA vida.
Confesso que às vezes me pego indecisa AINDA, pensando se não seria melhor terminar o curso de Direito, faltam quatro períodos, ou seja, praticamente dois anos, mais um tempo para passar na prova da OAB e depois? Fazer o que com tudo isso? Passar mais dois, três anos, estudando para passar em um concurso ou advogar - coisa que eu NÃO ME VEJO FAZENDO UM SEGUNDO DA MINHA VIDA? E sem contar que agora eu tenho uma boquinha para sustentar, para vestir, para bancar por pelo menos nos próximos vinte anos da minha vida.
É desesperador às vezes, mas ao mesmo tempo animador. É um absurdo total o curso de Jornalismo não precisar mais de formação acadêmica, ou seja, para ser jornalista não precisa mais de diploma, ainda assim, acredito que àqueles que tem a formação acadêmica, de alguma forma se sobressaem sobre aqueles que não tem - agora onde já se viu, qualquer um dizer por aí que é JORNALISTA? Brasil.
Que volta toda para chegar no seguinte: Todo mundo idealiza de alguma forma o seu futuro, um futuro familiar, casar, ter filhos, ter a sua casa, uma lua-de-mel linda, blá blá blá, no meu caso, o filho já está aqui, um futuro profissional, estudar, formar, especializar, trabalhar e se sustentar com o que se estudou ou não, e no meu caso, essa parte está totalmente parada.
Eu não me vejo advogando! Eu não quero acordar e pensar: ''que saco, vou para o fórum hoje!'' Então, eu me vejo fazendo o que? Eu me encanto com isso aqui, escrever, ler, descobrir, me encanto com tecidos, cores, cortes, decoração. Quer saber meu sonho de verdade? Eu adoraria ter um ateliê, saber costurar, cortar, ao mesmo tempo trabalhar com a profissão dos meus sonhos, escrever em revistas de grande circulação, sim, levar informação, sim, formar opinião, sim, aliás, ajudar na formação dela, adoraria...
Esses blogs de decoração que vivo visitando me deixam mais encantada, vejo que é possível ser feliz fazendo o que se gosta e a questão financeira está de alguma forma ligada a aptidão, está totalmente ligada se você faz o que faz com amor, com carinho, eu não sei fazer mais ou menos, por isso que eu nunca fiz direito, Direito. Eu não amava estar com a bolsa pesada por carregar doutrinas e meu vade mecum, apesar de ter um certo carinho pelo o curso, mas esse sim deveria ser hobbie na minha vida.
Abrindo meu coração totalmente: às vezes me pego pensando: ''será que ainda vou me realizar profissionalmente? ou vou passar por essa existência às brancas nuvens? será que eu consigo? começar do zero? tudo novamente? encontrar o meu lugar ao sol? será? será que vai dar tempo nessa vida de fazer tudo o que eu quero para alcançar uma possível plenitude?
Sério, isso tudo me deixa um pouco ansiosa e nervosa! Ainda não sei como vou organizar tudo isso, é um TUDO que envolve muitas coisas. A minha primeira idéia é organizar a vida da Sofia, esquematizar tudo e depois começar a colocar em prática os meus reais desejos. Vira e mexe me pego sonhando com o estilo de vida que eu QUERO para mim - e confesso que é bem diferente do que eu tenho levado nos últimos tempos, mas espero que nunca seja tarde para REcomeçar. Tenho alguns planos na cabeça...vamos ver!
Só peço a Deus que me proteja dos maus olhos e dos maus pensamentos! E toda a força e sabedoria do meu grandioso amigo, Messias Meishu Sama. Eu quero ainda encontrar o meu lugar ao sol, ô se quero!
Fica aqui então uma dica que pretendo colocar em prática e assim que estiver pronta, eu posto fotos! É um post falando sobre decoração de quarto de bebês, de crianças, sobre decorar com tecidos colados nas paredes! A-M-E-I ! Pretendo cortar moldes de borboletinhas e enfeitar aqui o nosso quartinho, meu e da Sofia = )
Confiram AQUI vale a pena!!!

Um beijo com carinho,

Mamãe Jú.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Pérola de uma mãe de primeira viagem!

Antes de contar uma pérola da mamãe aqui, quero atualizar o que anda fazendo a minha flor, agora que está uma mocinha de 5 meses, caminhando para os 6!
Sofia aprendeu a vocalizar a vogal 'U', tudo agora é 'uhhhh', passa o dia inteiro fazendo bico e 'uhhhh'. Sua mais nova mania é ficar de bruços, aprendeu a virar sozinha e adora! Fica puxando o lençol, olhando os bichinhos do colchão...Já estende os bracinhos na direção dos brinquedos que quer pegar, além de prestar uma atenção incrível quando o meu rádio toca, ela já sabe que é o celular, é impressionante!Sem contar com a atenção especial que ela dá quando estamos comendo rs...olha com vontade, quer pegar o copo, prato...ai, minha balofinha = )
Dorme bem menos agora, é um cochilo curto pela manhã, depois um cochilo mais longo pela tarde, geralmente entre às 14 e às 17 hrs, depois só lá para às 21 hrs, 22 hrs. Tem acordado pela madrugada, acorda e fica rindo, vira pra lá e pra cá, ainda mama em horários certinhos na madrugada, geralmente mama às 0 hrs, depois às 3 hrs, às 6hrs e acorda lá por volta das 9 hrs.
Aprendeu a assoprar e agora vive assoprando a chupeta, nosso ombro...e a mamãe acha tudo lindo rs! Adora brincar com a etiqueta dos brinquedos! Fica um bom tempo olhando, colocando na boca, apenas a etiqueta. É uma figura!
Acho que por enquanto é só.
Agora vamos à pérola da mamãe e do papai...estou para contar tem tempo!

Quando a Sofia nasceu uma das primeiras coisas que EU reparei, foi que ela tinha pêlinhos nas orelhas! Não fiquei MUITO espantada, pois já tinha lido na gravidez que essa aparição era normal e o nome que se dá é LANUGEM, com o tempo os pêlinhos caem normalmente.
Até aí tudo bem, eu estava lidando com isso numa boa, apesar de ficar meio insegura, pensando: ''será que caem mesmo? ou será que ela vai ter PÊLOS NA ORELHA?''. Um belo dia, o papai vira e diz: Juliana, você viu o que eu vi? Ai eu: Não, o que foi? Ele: Ela tem muitos pêlos na orelha! Ué? Eu não tenho! Você não tem! Dá onde vêm? Por um segundo, eu esqueci que tinha lido qualquer coisa a respeito de LANUGEM e fiquei pensativa...poxa, pêlos na orelha, a MINHA filha LINDA?
Passou um tempo, o papai ainda comentava sobre isso, eu ficava pensativa, até que um dia, ela estava toda gostosinha no meu colo, toda bebêzinha, eu olhei para a tesourinha de unha, peguei, pensei: ''Vou dar uma aparadinha de leve nesses pêlinhos!'' Tamanho era o meu receio da minha filha ficar maior e ter PÊLOS NA ORELHA! Nessa altura eu já nem lembrava mais que tinha lido qualquer coisa a respeito disso, só queria ver a Sofia sem aqueles cabelinhos nas orelhinhas tão lindinhas e perfeitinhas.
Só que logo eu cai em si e esqueci a idéia de cortar os pêlinhos das orelhas da minha filha, ainda tão recém, nas minhas mãos com uma tesouraaa, pronta para tirar fora aqueles pêlos da orelhinha dela! Contei ao Vitor a minha brilhante idéia, ele quase teve um outro filho: ''Você não fez isso, nééé? Está maluca???'' E eu calmamente respondi: ''Não, não fiz. Isso se chama lanugem, Vitor. Os cabelinhos vão cair...e CAÍRAM!
Pois é rs. Eu assumo: Eu dei uma de MAMÃE DE PRIMEIRA VIAGEM TOTAL! Ficava aquela voz do comercial da Rufles: PÊLOS NA ORELHA??? PÊLOS NA ORELHA???

sexta-feira, 1 de julho de 2011

o que que tem na sopa da Sofia???

Nós sabemos que não há tempestade que seja eterna e que bom, né? As coisas estão clareando, consegui descansar melhor essa semana, apesar do cansaço que ainda ronda na madrugada, um pouco de irritação às vezes, mas a nossa ida à pediatra me ajudou bastante. Vamos começar com as papinhas!!!
Então! Conversei com a doutora sobre a situação atual e ela foi nota dez comigo! Expliquei a ela o desejo do retorno ao trabalho, não que a necessidade financeira seja a primeira colocada, não é, mas para movimentar a cabeça mesmo, sair um pouco de casa, ver gente, conversar, redescobrir o mundo, andar pelas próprias pernas, enfim, inúmeros motivos pessoais.
A primeira coisa é começar essa mudança nos hábitos alimentares da Sofia, afinal de contas, ela só se alimentar de LM, com total exclusividade até hoje, praticamente indo para os 6 meses de vida - isso me deixa feliz, cheguei aonde eu queria. Mas já está na hora de começármos a adaptá-la com os suquinhos, sopinhas e papinhas de frutas, uma vez que os bebês que não mamam apenas no peito, começam essa rotina por volta dos 3, 4, meses de vida.
A pediatra me explicou tudinho, inclusive me disse que o mais importante era manter o vínculo com entre mãe e bebê, e se já cheguei ao ponto de estar deprimida, triste, muito cansada, ao ponto até de perder a paciência, é mais que justo comigo mesma que eu volte a ativa sim, vai ser bom para nós duas. Disse a ela que pode ser que na próxima consulta eu chegue e diga: ''Doutora, mudança de planos! Só volto ano que vêm'' mas de qualquer forma eu quero a minha liberdade de ir e vir de volta novamente, nem que seja para ir até o shopping por pelo menos 2 horinhas, ou fazer um curso...
Então, fomos as compras, né? Todo o meu rico dinheirinho foi-se em panelinha, chaleirinha, colher de pau, bicos adequados para as mamadeiras, comprei uma menorzinha para ela tomar suquinho da mesma marca das maiores - Avent, chupetinha MAM, cordinha nova...gastei um dinheiro, mas estou contente com essa nova fase!

A título de curiosidade a nova rotina da Sofia vai ser assim:

9hrs - suquinho de frutas: qualquer fruta da estação. vamos começar com o simples, laranja lima com água, dia seguinte, mamão com água, gostou? então já podemos combinar laranja com mamão. e assim faremos com todas as outras frutas, inclusive as mais ácidas, como limão, abacaxi, também temos a opção de cenoura e beterraba.
12 hrs - o que que tem na sopa da Sofia? Hum! Hora da sopinha. E o esquema é: alternando o dias para não enjoar é claro: músculo, peito de frango ou fígado - apenas o caldinho, ainda não entram pedacinhos! misturados com legumes dos três grupos - os verdes, amarelos e/ou vermelhos e brancos. Exemplo: Um dia faremos com caldinho do peito de frango, batatinha doce, inhame e beterraba.
15 hrs - papinha de frutas! maçã raspadinha, bananinha amassadinha, pêrinha amassada...valendo lembrar que se pela manhã for um suquinho por exemplo de maçã, a tarde, uma papinha de pêrinha para soltar o intestino.
18 hrs - MAMAZINHO! a partir das 18hrs, apenas leite. Na minha ausência, caso não dê para tirar o leite, vou introduzir o leite de soja - ela vai me agradecer por isso um dia ; ) os benefícios da soja são mil.

Legal, né? rs! Mamãe está feliz e ansiosa para começar = ) A gorduchinha tem cara que não vai rejeitar nada rs! A pediatra pediu apenas para não retardar muito com a papinha batida no liquidificador, assim que ela aceitar, já passar para a peneira, pois com 6, 7, meses, já vamos introduzir pedacinhos e outras guloseimas.
A idéia é quando eu for sair para trabalhar, deixar ela adaptada, eu quero participar dessa adaptação, até para não sobrecarregar a minha mãe. São idéias...vamos ver o que Deus me reserva.
Quero agradecer aos comentários de apoio no outro post, dizer as mamães que estão passando também por uma fase delicada, super coincidência ou não, mas muitas mamães postaram mais ou menos a mesma situação...segundo a dindinha da Sofia - ''são os ares podres do inverno'' ah! eu gosto do inverno rs, mas confesso que o verão aquece mais nossos corações e dias de muita esperança.
Um beijo minhas queridas, força, alegria e paz em nossos espíritos.
Mamãe.